Preciso construir um canivete-suiço USB-linux para correr em PCs que normalmente rodam em windows. Até 128GB de espaço na pen. USB 3 compatível com 2.
Já tenho um, parecido, mas com 5 anos e está na altura de pensar em arranjar alguma coisa mais actualizada. O que eu tenho usa uma distribuição ubuntu, mas não estou agarrado a ela.
Nessa pen nunca consegui colocar em acção acesso wi-fi. :-((. Nem as portas USB-3 a funcionar convenientemente.
De resto tem funcionado bem, porém raramente é usada.
Os 128G são o limite máximo, mas, até esse limite, pretendo usar uma pen com MÁXIMO possível, desde que esse máximo seja ou possa ser utilizado para conter um conjunto completo de programas e uma área para guardar ficheiros de modo PERMANENTE (isto é, que resistam quando se muda de máquina).
Preciso de uma coisa funcional. Dispenso mariquices e estou pouco preocupado com o aspecto estético.
Não estou a pedir que me façam a papinha toda, mas qualquer qualquer ideia, sugestão, opinião, link, aviso, será agradecido.
José
(deixe um comentário. Não aparecerá imediatamente, mas vai acabar por aparecer. Tome em atenção que o comentário ficará mais ou menos público.)
Detalhes:
O que eu preciso é de uma pen USB que permita linux arrancar um computador PC qualquer (que em princípio corra windows), principalmente para resolver panes do windows e também para praticar de vez em quando e não deixar esquecer o GNU/linux. TUDO em inglês se possível mas com correctores ortográficos português europeu e inglês (e francês se não for pedir muito).
Espero fazer isso no limite temporal 1 semana a 6 meses. Não é pressa. É não é suposto tudo de uma assentada.
Essa pen deverá ter uma boa colecção de programas de gestão, configuração e diagnóstico, debug, incluindo rede, discos, e tudo que poder ser etc, mas também, se não vier incluído nos sistema de operação.
(Tenho alguma esperança que parte substancial já venha com a instalação)
(00010) programas de gestão de chaves de encriptação assimétrica, para assinar, encriptar e desencripar pgp/gpg. (GnuPG não é?)
(00020) um cliente de email (obviamente mozilla thunderbird)
(00030) um browser (obviamente mozilla firefox)
(00040) uma suite de office (obviamente o livre ou o open)
(00050) um editor de texto
(00060) uma máquina de calcular científica
(00070) um leitor epub
(00080) um leitor pdf
(00090) o skype
(00100) alguém inventou um anti-virus para o windows que corra em linux? Com base no ClamWin não me parece difícil.
(00110) um programa de desenho não necessita ser algo muito completo mas com boas capacidades de ler e escrever os formatos mais vulgares (jpeg, tiff, gif, png). O gimp talvez seja demasiado poderoso, mas é uma opção que não desdenho.
(00120) um programa para ftp que inclua safe-ftp ou putty ou algo parecido (filezilla ?), enfim um ftp seguro e padrão.
(00130) um programa capaz de ler ficheiros comprimidos gzips, zips, rars e 7z e capaz de criar zips pelo menos (7zip, PeaZip?)
(00140) um programa para geral para calcular hashs (MD5 e SHA-1, SHA-2 pelo menos)
.
Menos importante, mas desejável
(01010) KeePassX ou algo compatível (gestor de passwords)
(01020) Cliente bit torrente (transmission?)
(01030) Um programa de captura de imagem de ecrã.
(01040) Um programa para ver formatos videos e DVDs (VLC?)
(0150) Algo capaz de ler audio CDs, mp3 e FLAC
Pode parecer muito mas o meu canivete windows tem tudo isso, e muito mais, em cerca de 10GB.
Também era bom que tivesse uma área de armazenamento "persistente" na pen, isto é, que o gravado nessa área se mantivesse mesmo quando mudasse de PC ou fizesse um reboot. Quanto maior essa
área for melhor, desde que não tenha algum efeito secundário desagradável, sendo que a pen não pode passar dos 128G.
Não sei como anda a questão das áreas persistentes mas na minha pen actual não tenho mais que 2 ou 4 G persistentes, já não me lembro bem.
Estou a contar que a zona persistente seja legível pelo windows. Se não for paciência. Mas dava jeito que fosse.
Dependendo dessa zona permanente vou decidir o tamanho da pen, até 128. Não tem grande interesse zonas que desapareçam quando a máquina desliga e se tudo junto não ocupar mais que 64G não é boa ideia comprar pen 128.
RESUMINDO esta última parte: Os 128G são o limite máximo, mas, até esse limite, pretendo usar uma pen com MÁXIMO possível, desde que esse máximo seja ou possa ser utilizado para conter um conjunto completo de programas e uma área para guardar ficheiros de modo PERMANENTE (isto é, que resistam quando se muda de máquina).
Estou a pensar numa pen formatada em FAT32 posso viver com as limitações do FAT32. A alternativa era NTFS mas não estou a ver que funcione o que pretendo e se funcionar considero a mistura linux+NTFS um risco.
Preciso de uma coisa funcional. Dispenso mariquices e estou pouco preocupado com o aspecto estético. Não tenho problema em usar software que exija um utilizador profissional.
ACTUALIZAÇÃO 2015-02-08:
Já tenho a minha PEN com praticamente tudo o pretendido, graças à simpática ajuda do pessoal da RDA que no dia 3 me deu uma mãozinha a iniciar a pen.
Não foi pêra doce. O grave problema essencial foi que a pen ficou a funcionar inicialmente com cerca de 5GiB, quando a sua capacidade nominal era de 64GB, Um desperdício.
Isso é mais grave do que o que parece porque esse limite de capacidade limita também o software que pode ser instalado.
Felizmente não fui o primeiro a dar conta do problema e "askbutu.com" têm um artigo sobre o assunto.
Segui o artigo o mais à letra possível mas a coisa não funcionou.
Não funcionou à letra porque me vi subitamente confrontado com duas partições que parcialmente se sobrepunham. Um pesadelo.
Depois de algum estudo resolvi formatar previamente a pen - usando o linux instalado NOUTRA pen - com duas partições, a primeira FAT32 e X de capacidade e a segunda ext4 com T-X de capacidade, Sendo X um valor algo arbitrário e T a capacidade total da drive, no meu caso 64GB, cerca de . No meu caso usei X=12 288 MiB (sim, gosto de valores de base da partição números redondos - fiquei traumatizado quando trabalhava com memória segmentada). Mas estou a pensar mudar X para 2048 MiB (ou seja 2GiB).
Comecei com um X eventualmente muito elevado, mas não sabia o que é que ia ser colocado na primeira partição à medida que fosse instalando software. Para já vou deixar estar X=12GiB e ver exactamente se partição é usada, para quê, e qual o grau de sua persistência.
Não me importava nada de ter uma partição grandinha FAT32 se, e é um grande se, ela for permanente (não desaparecer entre sessões). Isto porque seria possível de ler e escrever nessa área a partir do windows (tal não é possível na parte ext4 porque o windows não lê nela nativamente).
Noto que formatei a PEN para estes valores ANTES de transferir para lá o linux com o Universal USB Installer 1.9.5.9 (ver link abaixo). A pen estava originalmente formatada com NTFS (penso que também dava se estivesse formatada FAT32). Tal não é necessário, segundo os sujeitos da askubuntu.com, mas na realidade não consegui de outra forma.
Para essa formatação usei o programa gparted a correr de outra instalação de linux, já que não é possível formatar de modo conveniente uma pen que foi usada para fazer o boot e onde reside o gparted.
Antes de formatar com o gparted em linux formatei (formatação lenta) em windows, não estou certo que fosse necessário, mas com tantas formatações que tinha feito anteriormente (em testes) não estava certo que alguns vestígios das formatações superiores não aparecessem.
Está tudo bem? Não. Ainda não consegui escrever letras acentuadas (sim, instalei o teclado de português) e sempre que faço o boot linux levo com uma apitadela do tamanho de hoje e de amanhã. Assuntos que vou tentar resolver no futuro. Tal como a instalação do skype.
http://www.online-tech-tips.com/computer-tips/formatting-external-hard-drive-to-fat-32/ (consultado em 2014-02-05)
http://www.verbatim.com/index/search.php?words=fat32+tool&lang_id=1&basic_search_form_submit.x=0&basic_search_form_submit.y=0 (formatador da Verbatim, decarregado em 2014-02-05)
http://en.wikipedia.org/wiki/File_Allocation_Table (consultado em 2014-02-05)
http://askubuntu.com/questions/397481/how-to-make-a-persistent-live-ubuntu-usb-with-more-than-4gb (consultado em 2014-02-05)
http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/ (consultado em 2014-02-08)
http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_prefix (consultado em 2014-02-08)
Sem comentários:
Enviar um comentário