Estou numa fase inicial de desenhar um novo NAS que penso por em funcionamento lá para 2016 (talvez no verão).
Uma solução que obviamente considero é utilizar um FreeNAS (ou, quem sabe, NAS4Free ou OpenMediaVault ). Tal sistema tem inúmeras vantagens e tem-me sido recomendado frequentemente. Aliás uma das principais vantagens desse sistema é a existência de uma larga base de utilizadores sempre prontos a ajudar.
Existindo abundante documentação, não encontrei até agora resposta uma questão importante. Como estimar o consumo energético de um FreeNAS.
Explico melhor:
Muitos NAS disponíveis comercialmente especificam o consumo dos seus dispositivos, tipicamente para diferentes níveis de actividade. Tipicamente 25 W, em NAS para 8 discos quando não está a ser acedido nenhum disco, valor que passa para o dobro quando existe um acesso.
Estes valores dos fabricantes devem ser analisados cuidadosamente (o comprador que se que provenha) mas são um ponto de partida.
No entanto, obviamente, tal nível de especificação não está disponível quando se instala um sistema FreeNAS.
E é um dado muito importante quando se está em Portugal onde a electricidade é muito cara. Isso justifica que estudos feitos noutras jurisdições possam menorizar o problema. Em Portugal não se pode.
Evidentemente o que interessa é a potência consumida pelo computador na óptica de quem tem de pagar a conta da energia. O consumo das componentes em si não é o assunto.
Dito de outra maneira: o que interessa é o que a fonte de alimentação consome, não o que os discos ou o processador consomem, mesmo que tudo somado.
Também:
Uma questão semelhante e correlacionada, importante mas não tão crítica, diz respeito ao nível de ruído.
Links:
http://en.wikipedia.org/wiki/FreeNAS (consultado em 2015-03-10)
http://en.wikipedia.org/wiki/NAS4Free (consultado em 2015-03-10)
https://www.synology.com/en-global/products/DS1815+#spec (consultado em 2015-03-10)
http://en.wikipedia.org/wiki/OpenMediaVault (consultado em 2015-03-22)
Sem comentários:
Enviar um comentário