Um cabo de tensão blindado junto a UTP
Vale a pena usar cabo de tensão (220 V) BLINDADO para efeitos de reduzir ruído electromagnético?
Bem isto pode parecer um pouco estranho pelo que vou tentar explicar melhor.
Estou a desenhar uma rede doméstica de bom desempenho, e que permita ser ampliada no meu futuro (25 anos! ;-) ) sem alterações de fundo.
Pretendo passar um cabo de tensão 220 V ( o cabo a instalar deve suportar cerca 16 A, donde 3500 W, por uma questão de precaução, mas essa corrente será apenas usada muito pontualmente e até improvavelmente). Estou a pensar por uma protecção de 16 A neste cabo, mas do ponto de vista do ruído posso pensar em metade, no máximo.
O problema é que junto a esse cabo também tenho que passar dois ou três ou mesmo quatro cabos de rede ethernet, se bem que numa primeira instalação apenas 2 desses cabos estarão presentes, e são esses dois que me preocupam.
O problema é que esse dois cabos ethernet iniciais serão cabos de par entrançado e não blindado (UTPs) (provavelmente cabos de categoria 5e).
E preocupa-me um pouco essa mistura de cabo de tensão com o cabo de rede ethernet, receio que o cabo de tensão introduza barulho electromagnético nos cabos de rede. Os cabos todos vão ter de "conviver" numa calha relativamente pequena.
Os 50 Hz da rede são por si capazes de gerar ruído electromagnético (se bem que o facto de a corrente passar nas duas direcções contrárias deve atenuar um pouco). Mas muito mais me preocupa as frequências mais elevadas que vão existir no cabo de tensão, por influência do equipamento alimentado por ele.
Conhecem algum estudo de cabo de tensão blindado para resolver este tipo de problemas?
Alguns podem perguntar porque não usar cabo de rede blindado. Tenho boas razões para isso que explico em anexo.
Na calha vai ainda passar um cabo de fibra óptica, mas esse não causa nem sofre interferências da tensão.
Como sempre qualquer aviso, crítica, correcção, truque, sugestão, pista, link, comentário, explicação, referência, oferta de produto ou serviço, remunerado ou não, será muito bem vindo.
José
(deixe um comentário abaixo neste blog ou responda no facebook no grupo. Se colocado neste blog não aparecerá imediatamente, mas vai acabar por aparecer. Tome em atenção que o comentário ficará mais ou menos público)
Apêndice 1: Porque não uso cabo de rede blindado (pelo menos para já)?
Por duas razões.
(primeira e principal) O cabo vai ser instalado pelo fornecedor de Internet+TV+Telefobe (ISP), Eles instalam, estou bem certo, cabo cat5e (não blindado). Não quero instalar outro tipo de cabo até à situação estar estável e funcional pois senão qualquer problema seria atribuído ao cabo que eles não teriam instalado.
(segunda) Esta multiplicidade de cabos diz respeito a uma zona muito limitada da instalação. No resto não há esses problemas e seria um desperdício de recursos usar cabo blindado em todo o percurso.
Apêndice 2. No que vou gastar 16 A
(isto é um estudo previsível de uma evolução a 25 anos e portanto tem algo de especulativo, por um lado não penso instalar isto tudo no futuro próximo e por outro estou a contar com uma baixo moderada nos consumos eléctricos no futuro e à medida que novo equipamento vá sendo introduzido).
2 boxes de TV-> 150W
2 TVs (LED)-> 250W
1 gravador de qq coisa-> 150W
NAS 16 baías-> 900W
10 discos externos-> 400W
3 luzes (luminárias)-> 50W
impressora+scanner leve -> 150W
router / ponto de acesso-> 100W
2 PCs portáteis-> 800W
outro / reservado-> 550W
TOTAL 3500W (16 ampéres)Evidentemente esses consumos são consumos máximos de cada um desses aparelhos e as hipóteses de todos eles atingirem esses consumos simultâneamente são pequenas e muito limitadas no tempo (felizmente para o ruído electromagnético e para a bolsa).
Será uma secção de
Links:
http://www.siemon.com/us/white_papers/02-03-22-emi.asp
http://www.topcable.com/pt/Cabos-de-baixa-tensao/alta-seguranca/RC4Z1-K-AS/
Sem comentários:
Enviar um comentário