quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Peço sugestões para projecto :Uma ligação de cabo Categoria 6 para 10G Ethernet

Preciso de instalar um cabo para ligar para ligar um ONT (terminador de rede de fibra óptica) - muito provavelmente da marca Huawei a um router - muito provavelmente um TG784n v3 da marca Thonson (que às vezes aparece como Tchnicolor ou Alcatel), fornecido provavelmente pela Vodafone Portugal ou, menos provável, pela MEO (Portugal).

Dito de outra maneira o cabo vai da porta ao centro tecnológico da casa. Para já não existe qualquer ligação desse tipo e portanto já que se vai instalar uma coisa nova, convém que se façam escolhas acertadas.

A ligação do centro tecnológico às outras partes da casa é um assunto que pode ficar em aberto, para já vou usar a infraestrutura já em uso (linha telefónica, coaxial e CAT5) e DECT, fazendo o upgrade posteriormente.

Eu sei que a Vodafone instala o cabo, mas tenho o palpite que eles instalam cabo de categoria 5e (CAT 5e) , na melhor da hipóteses, mas possivelmente CAT 5, na lógica de, para quem é bacalhau basta (pista para os mais novos: bacalhau já foi comida de pobre).

No entanto os cerca de 25 metros de cabo a usar ( e já estou a contar com as voltinhas que o cabo vai ter que dar) se forem de categoria 6 (CAT6) custam a preço de retalho menos de 100 euros, possivelmente bem menos.

Usar o cabo CAT6 iria deixar a instalação preparada para a ethernet a 10 gigabits (10GE ). Portanto iniciei estudo de fazer uma instalação por conta própria de CAT6.

Para já penso que a solução mais sensata é usar CAT6 UTP (sem blindagem, retorcido, múltiplos filamentos) . Ou então usar blindagem.

O cabo é para ser usado numa habitação de bom construção mas já com uns bons aninhos e não tem qualquer estrutura de telecomunicações moderna de origem (tem  embutido nas paredes uma instalação telefónica a passar a quase todas as divisões e uma rede de cabo coaxial que não suporta as opções mais exigentes do padrão EuroDOCSIS) pelo que o cabo terá de passar por fora das paredes.

Também vou ter de pensar nos conectores (fichas) a escolher.

A ideia é também  deixar alguns metros de cabo solto nas pontas para permitir futura variações de configuração, quer físicas (por exemplo localização dos aparelhos) quer tecnológicas (por exemplo colocar um router à entrada da porta).

Teria de de contratar alguém para fazer o trabalho,  provavelmente sou eu que vou comprar o cabo e os conectores, mas preciso de contratar o trabalho de carpintaria. Tenham eu atenção que eu como as equações de Maxwell ao pequeno almoço, programa em linguagem máquina o resto do dia,  mas sou incapaz de pregar um prego sem dar cabo dos dedos e partir uma ou duas jarras.

Qualquer aviso, crítica, correcção, truque, sugestão, pista, link, comentário, explicação, referência, oferta de serviço remunerado, será muito bem vindo.

José

(deixe um comentário. ou responda no forum pplware  ou no facebook. Não aparecerá imediatamente, mas vai acabar por aparecer. Tome em atenção que o comentário ficará mais ou menos público.)

Sem comentários:

Enviar um comentário